ACMN
Arquivo da Cúria Metropolitana de Niterói
Rua Bispo D. João da Mata, 33 - Ititioca
CASA DE RETIRO DO ATALAIA
E-mail: arquivo@arqnit.org.br e arquivo.atendimento@arqnit.org.br
Histórico:
Localizada no município de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro, a data de construção da igreja é imprecisa. Em 1579, Gonçalo Gonçalves recebeu a sesmaria entre o rio São Lourenço e a atual, praia das pedrinhas e ordenou a construção de uma capela em homenagem ao santo homônimo, e padroeiro de sua cidade natal, em Portugal. No século seguinte, a capela foi elevada à categoria de paróquia em 1643, e recebeu seu primeiro vigário, Padre Antônio da Rocha, quatro anos depois.
Originalmente, a fachada da igreja possuía estilo barroco. Com as sucessivas reformas, hoje a igreja exibe estilo neoclássico. Na década de 1970, as paredes e os pisos de madeira, atacados por cupins, foram substituídos por concreto, ferro e azulejos.
Em 2012, na Semana Santa, foram inauguradas as placas da Via Sacra, que saem do pátio da igreja até o cruzeiro fincado no morro próximo; e em 2015, o templo passou por novas reformas.
A documentação produzida na Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, sob a guarda do Arquivo da Cúria Metropolitana de Niterói, corresponde a livros de assentos de batismos, de casamentos e de óbitos a respeito de escravos, forros e livres que ali residiram. O livro mais antigo aborda os batismos, casamentos e óbitos de escravos e livres a partir 1647.
Capela:
-
Nossa Senhora da Rosa Mística (10/01/1999), Rosane, São Gonçalo.
Fontes:
http://arqnit.org/arqnit/paroquia-sao-goncalo-do-amarante-centro-sg/. Acesso em 23/10/2019.
http://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/igreja-matriz-sao-goncalo-do-amarante. Acesso em 23/10/2019.