top of page

Preserving Early Ecclesiastical Sources

from the State of Rio de Janeiro

O Arquivo da Cúria Metropolitana de Niterói (ACMN) e a Universidade Vanderbilt / Nashville-TN, iniciaram, em novembro de 2017, o projeto Preserving Early Ecclesiastical Sources from the State of Rio de Janeiro, que tem como objetivo preservar as fontes eclesiásticas fluminenses. Esta parceria ainda conta com o apoio da British Library, que através de seu programa de preservação de acervos em situação de risco, incentiva financeiramente o projeto – EAP1047.

Image-for-Event-1.jpg

Este projeto, com duração prevista de 2 anos (Novembro de 2017 a Dezembro de 2019), capacita arquivistas, historiadores e estudantes locais a digitalizar 162 volumes dos primeiros registros eclesiásticos disponíveis para o Leste Fluminense. Os documentos originados em diferentes paróquias e capelas da região hoje pertencente à Arquidiocese de Niterói datam de meados do século XVII até o final do século XIX. Estimamos que o projeto renderá 64.800 novas imagens, que serão disponibilizadas online através do site do Arquivo da Cúria Metropolitana de Niterói, além de serem remetidas à Biblioteca Britânica, e à Universidade Vanderbilt, garantindo assim a preservação da informação e o acesso à pesquisa acadêmica.

Os Documentos eclesiásticos estão entre os primeiros registros de série disponíveis para a história da África, indígenas e europeias no Brasil, a maior sociedade escrava das Américas.

A Igreja Católica foi a instituição colonial mais importante que documentou todos os grupos sociais. A digitalização desses registros, anteriormente dispersos e ameaçados, abrirá novas avenidas para pesquisa no Brasil. Entre as diversas contribuições históricas e genealógicas, esses registros, em extinção, documentam a história da escravidão africana, a história das populações indígenas, as etnias, a demografia e a vida diária no Rio de Janeiro. Enfim, uma grande variedade de informações que nos permitem realizar tanto uma análise quantitativa como qualitativa da sociedade brasileira colonial e imperial.

Produções:

Slavery & Abolition: A Journal of Slave and Post-Slave Studies

 

Diretor: Dra. Jane Landers – Universidade Vanderbilt

Co-Diretor: Dra. Kara D. Schultz – Universidade Vanderbilt

Co-Diretor: Dra. Mariza Soares – Universidade Federal Fluminense

Co-Diretor: Me. Francisco Muller – Arquidiocese de Niterói

Bolsistas: Brenner Ribeiro – Granduando em Biblioteconomia / Fotógrafo

                Ingrid Lucas – Mestranda em História

                Maria Isabel Rautenberg – Mestranda em História

Veja mais em NOTÍCIAS

bottom of page