top of page

Paróquia de São Domingos de Gusmão

Niterói-RJ

Histórico: 

Situada no bairro de mesmo nome, na região de Gragoatá, em Niterói, a igreja de São Domingos tem o início de sua construção datada em 1652, na fazenda de Domingos Araújo e sua esposa, Violante do Céu Soares de Souza. A então capela foi administrada pela família até o ano de 1740, quando foi transferida para Joaquim Alvares.

Ao longo do século XIX, a igreja de São Domingos recebeu visitas da Família Real, e onde foram feitas as exéquias de José Bonifácio de Andrada e Silva em 1838.

O templo recebeu reformas em 1842; 1872; em 1897, pelo arquiteto Bianor de Mendonça; e em 1907 passou por nova edificação, da qual corresponde a atual caracterização, quando foram realizados alguns acréscimos na lateral direita e nos fundos.

Em 1929 deixou de ser uma capela pertencente à Catedral de São João Batista e foi criada a Paróquia de São Domingos pelo Bispo D. José Pereira Alves. No ano de 1938, uma nova reforma no piso trocou o de madeira por um de mármore. Posteriormente, houve a restauração do altar-mor.

Em relação ao templo atual possui nave única com capela-mor mais estreita e sacristia lateral. Na capela-mor, a imagem de São Domingos ocupa lugar de destaque no altar principal. Junto à entrada principal, ficam o batistério e o acesso para o coro e a torre. Os quatro altares laterais são dedicados ao Sagrado Coração de Jesus, São José, Santa Terezinha e N.S. da Conceição. A ornamentação interna é caracteristicamente eclética, com influências da linguagem neobarroca, neorromânica e neogótica. O paravento, em frente à porta principal, é composto por um vitral coma imagem de São Domingos e Nossa Senhora do Rosário. Na fachada principal, o campanário único define o eixo de simetria com aberturas em arco pleno.

Por sua relevância histórica e cultural, a igreja de São Domingos foi tombada pela Prefeitura Municipal de forma definitiva, em 27 de dezembro 1995, pela lei nº 1478.

 

Capelas:

1. Nossa Senhora das Graças, Morro do Estado;

2. Nossa Senhora da Boa Viagem, Particular, Ilha da Boa Viagem;

3. Comunidade – (2007) – Comunidade, São Domingos.

Fontes:

https://culturaniteroi.com.br/blog/?id=463

FAN, A Preservação do Patrimônio Cultural em Niterói, Ed: Niterói Livros, 2007.

http://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/igreja-de-sao-domingos-de-gusmao

bottom of page